ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS
Os documentos de segurança no trabalho existem para regulamentar o controle das situações do ambiente. Alguns deles funcionam como uma espécie de manual para regras de conduta pessoal e organização do meio. A Soma auxilia você com esses documentos: Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) Programa das Condições de Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT).
- Laudo de Periculosidade;
- • Laudo Técnico das Condições dos Ambientes de Trabalho (LTCAT) Laudo de Insalubridade;
- Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- Programa de Conservação Auditiva (PCA);
- Programa de Proteção Respiratória (PPR);
- Plano de Ação de Emergência (PAE);
- Análise Ergonômica do Trabalho (AET);
- Análise Ergonômica Preliminar (AEP);
- Laudo de Habitabilidade;
- Plano de Sinalização de Segurança;
- Análise de Risco;
PGR
LTCAT
Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho. O LTCAT é um laudo, elaborado com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente do trabalho e concluir se estes podem gerar a insalubridade para os colaboradores eventualmente expostos. Somente será renovado caso sejam introduzidas modificações no ambiente de trabalho.
A.S.O
Atestado de Saúde Ocupacional. É o atestado médico que define se o funcionário está apto ou inapto para a realização de sua atividade dentro da empresa . Esta aptidão pode ser com restrição ou não.Para cada exame realizado, o médico emitirá em duas vias o ASO. A primeira via ficará arquivada no local de trabalho inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras à disposição da fiscalização do trabalho. A segunda via será obrigatoriamente entregue para o trabalhador mediante recibo na primeira via.
EXAMES COMPLEMENTARES
Os exames complementares, fazem-se necessários de acordo com a função a ser desenvolvida pelo colaborador dentro da empresa e o grau de risco ao qual o mesmo está submetido como exemplos podemos citar:
INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
MAPA DE RISCO
Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: Acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores tem origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada do trabalho, turnos de trabalho, treinamentos etc…).
ORDEM DE SERVIÇO
As ordens de serviços sobre segurança e medicina do trabalho, para da ciência aos empregados com os seguintes objetivos: